CICLISMO e CICLOATIVISMO
O portal WWW.CICLISMO.ESP.BR foi criado com o objetivo explícito de estimular o uso de bicicletas em todas as suas possibilidades: passeio, lazer, como transporte no dia a dia, para exercícios e, porque não, como atitude de respeito ao meio ambiente. Essa é a missão!

O uso de bicicletas pode fazer as pessoas se reconectarem um pouco mais com o espaço que as cerca. ACREDITO FIRMEMENTE QUE ESTÁ FALTANDO vivenciar (boas) emoções, que liguem as pessoas um pouco mais às cidades onde vivem, que as façam perder um pouco do "medo" reinante, e as façam sentir que é possível viver de fato e interagir com a cidade onde moram. E as ruas são ideais para isso.

Por isso queremos que as prefeituras municipais DE TODAS AS CIDADES FECHEM ALGUMAS RUAS UMA VEZ POR SEMANA (pelo menos) para que apenas pessoas andem com bikes, skates, patins ou a pé... e possam circular, brincar, pular, dançar, ou tudo isso, ou nada disso, mas que aprendam a reconquistar as cidades onde vivem!

ATÉ PORQUE AS RUAS FORAM CRIADAS PARA AS PESSOAS CIRCULAREM. CARROS VIERAM BEEEM DEPOIS!

Nós, ciclistas, só seremos respeitados quando os motoristas se acostumarem com ciclistas USANDO AS RUAS. Por isso é preciso que mais e mais pessoas pedalem. Com segurança, sempre!

Aproveitando... já que está aqui... cadastre-se!
É simples, rápido, indolor e não tem contra indicação nem efeitos colaterais... ...relatados até o momento! Além disso, JURAMOS SOLENEMENTE NÃO ENTUPIR sua caixa de emails!

Ciclismo.Esp.Br - Aqui, carros não entram!!! Ah... já ia esquecendo... participe também de nossos grupos:

FACEBIKERS (o nome diz tudo): http://www.facebook.com/groups/247351172010373/

MADRUBIKE (uma aventura urbana): http://www.facebook.com/groups/232943796721199/
Indique aos amigos!
Últimos assuntos
» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
Ter 27 Maio 2014 - 13:56 por cypriano

» SOROCABA SP
Ter 13 Maio 2014 - 20:17 por sergio_moraes

» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
Sab 30 Nov 2013 - 23:42 por Alan Ricardo

» scott scale 970 x specialized carve comp????
Qui 21 Nov 2013 - 17:55 por Valmir Dimas de Andrade

» Bike no Paraguai
Qui 21 Nov 2013 - 8:59 por Valmir Dimas de Andrade

» SEGURO PARA BICICLETA
Dom 3 Nov 2013 - 11:58 por lesterbsb

» Ideias para Presente com Desconto?
Sex 25 Out 2013 - 16:32 por brendaaa-santos-86

» Mundial de BMX 2013 - final
Qua 9 Out 2013 - 11:14 por Admin

» Ciclofaixas em Nova Iorque
Qua 2 Out 2013 - 14:11 por Admin

» Ciclovia musical - São Paulo - SP
Sex 23 Ago 2013 - 13:33 por Admin

» VELOCIDADE MÉDIA EM PERCURSO DE TREINO SPEED
Qua 23 Jan 2013 - 10:44 por leoquimico

» Ass savers - salve seu traseiro
Ter 1 Jan 2013 - 14:02 por Admin

» Bicicleta de PAPELÃO
Sab 29 Dez 2012 - 21:49 por Admin

» Pneu Levorin - aro 26x1.50 (apenas 36 P.S.I)
Ter 20 Nov 2012 - 18:31 por Admin

» Procurando uma caloi 10
Ter 20 Nov 2012 - 0:25 por Admin

FaceBikers - clique e entre nesse Grupo!
Ofertas/promoções!

MEGAPROMO SARAIVA

De blusa ou camiseta?

Junte-se ao "Team Paraná"

Mundo das Bikes!

Nosso "BUSCA BIKES"
Ciclismo™ 2003 / 2020

Dando um trato na bike

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dando um trato na bike

Mensagem por Admin em Seg 7 Set 2009 - 5:45

Cuidar e tratar da sua bicicleta também pode ser uma boa diversão.

VAMOS AO BASICÃO

  • Todo equipamento mecânico necessita de cuidados (manutenção) para que possa funcionar satisfatoriamente. Vide os carros.


  • Sempre que passear em locais com lama, passar temporadas na praia (santa maresia), ou por uma chuva forte, é boa idéia limpar sua bicicleta. Eu faço uma "limpeza de aparência" toda semana. Às vezes até mais de uma. Aproveite esse "banho semanal" para verificar se existe jogo (folga) em alguma das partes mais delicadas - mesa de direção, guidom, rodas, cubos - pois é natural que as peças sofram um afrouxamento devido ao uso. Dê um aperto geral novamente!


  • Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, porque podem penetrar na engrenagem, retirando a graxa interna dos rolamentos. Além disso você pode acabar causando manchas na pintura, o que seria um pecado, não é mesmo? Use água e sabão, e aquelas buchas de cozinha, no lado sem palha de aço.


  • Bicicleta NÃO É COMESTÍVEL.
    NUUUUNCAAAAAA use óleo de cozinha na bicicleta. Ele é um óleo vegetal e não mineral. Não tem essa função de lubrificação, e atrai (acumula) mais sujeira ainda nas partes onde for aplicado, formando em pouco tempo uma crosta gordurosa e difícil de tirar!



  • Não precisa afogar a corrente em óleo. É sujeira extra na certa, com pingos de óleo para todo lado! Se não tiver um óleo específico, pode usar o bom e velho “óleo Singer” que já ajudará bastante!
A LIMPEZA DA MAGRELA

a) Em qualquer loja de 1,99 você encontra escovas e pincéis aceitáveis. Então, mãos à obra: forre o chão embaixo da bike (com jornal mesmo - duas ou tres 'camadas'), e limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, tendo o cuidado de NAO DEIXAR escorrer para outras partes da bicicleta. O ideal seria retirar a corrente, mas para isso você precisaria de uma "chave de corrente". Escove também as engrenagens próximas à corrente, mas não deixe entrar no cubo ou no eixo da roda. Você pode passar o pincel com a querosene ANTES, se necessário, para amolecer a sujeira e depois passar a escova. Mas use o bom senso, e SAIBA QUE USANDO A ESCOVA, IRÁ RESPINGAR e/ou ESPIRRAR.

b) Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura (use a parte da espuma), depois enxágüe e seque com pano macio. Só use BOMBRIL no canote do selim (banco), ou nos aros e raios. Nunca nas partes pintadas, pois arranha a pintura!

c) Nas sapatas de freio pode usar água e sabão neutro, e a boa escova. Não tenha cisma de escovar e limpar. Enxágüe bem. Você pode tirar o excesso de umidade com um pano seco, e deixar terminar de secar, antes de montar novamente o freio!


CALIBRAGEM

Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante. Na dúvida, passe em uma loja
especializada e pergunte. Não há mal nenhum em não saber.

1) Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.

2) Pneus muito cheios (muita pressão) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.

3) Pneus muito baixos (pouca pressão) furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.


CUIDADOS COM O CÂMBIO

O câmbio é, realmente, muito útil, e se for usado de forma correta então, facilita tremendamente as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério.

Você já deve estar careca de ouvir e ler que NÃO se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita (cruzar), NÃO É? ISSO PORQUE ASSIM você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.

- Não fique trocando as marchas com a bike parada e, IMPORTANTE, diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha, e isso funcionará como “embreagem”. Sacou?

- Nunca troque de marcha pedalando para trás.

- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.


RODANDO POR AÍ

- A atenção deve ser principalmente com buracos e obstáculos. É natural livrar o peu da frente e esquecer do de trás, que leva todo o impacto. Na medida do possível, diminua os impactos. Desenvolva sua técnica de subir 1/2 fio, descer, e etc... para que sua bike não sofra (e seu bolso também).

Admin
Master

Masculino
Número de Mensagens: 513
Idade: 46
Humor: ácido, constante
Data de inscrição: 21/02/2008

http://www.ciclismo.esp.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum